Quando nos deparamos com uma situação de emergência, é fundamental estarmos preparados para ajudar quem necessita de ser socorrido. Assim, para além de termos noções básicas de primeiros socorros, é também muito importante sabermos qual o número de emergência, válido para toda a União Europeia, o 112. è igualmente importante sabermos aquilo que vamos dizer assim que nos atenderem, de forma a se ganhar tempo e poder-se salvar uma vida.
A revista Visão deu a conhecer como se deve usar o 112, a linha que salva vidas, e achámos que esse é um assunto muito pertinente e deveras útil, e portanto sentimos a necessidade de dar a conhecer, a quem nos lê, as directrizes que devem segur caso sintam a necessidade de ligar para o número de emergência, para que se consiga uma ajuda mais rápida e adequada.
O INEM atendeu um total de 1 150 107 chamadas de emergência em 2012, o que corresponde a uma média de 3 142 chamadas por dia. Gerir tantos pedidos de socorro não é tarefa fácil para os operadores. Em face a desta realidade, o INEM junta-se ao grupo editorial LeYa, numa parceria que visa promover a correta utilização do número 112: todos os livros comprados durante o mês de dezembro terão um pequeno marcador com algumas dicas sobre as informações fundamentais a transmitir, durante uma chamada de emergência médica.
In Visão
Para ligar para o 112 deve, antes de mais, ter um motivo, pois infelizmente sabemos que há quem ligue ‘por piada’, e isso pode sair caro, principalmente porque se ocupa uma linha que pode ser vital para alguém em necessidade. Portanto, sejam responsáveis ao utilizar o 112.
Assim que liga para o número 112, é fundamental saber o que dizer de forma clara e sem dúvidas, pois assim é meio caminho andado para uma boa compreensão por parte de quem está do outro lado, e também para que, cheguem ao local, os meios mais adequados.
Antes de ligar para o CIAV ou para o 112, saiba o que fazer imediatamente a seguir à ingestão ou exposição a um produto tóxico, de forma a prevenir o agravamento da situação:
A Linha Saúde 24 é uma linha para chamadas de não emergência, quando não são necessários os meios de emergência no local. Caso ligue para o 112 e se verifique que não é uma situação de emergência, a chamada será reencaminhada para a Linha Saúde 24.
Esperamos que este guia seja útil a todos para que se actue mais rapidamente, e de forma a mais adequada, em situações de emergência.